Bem Vindo ao Nosso Site!

O que estudar para um concurso de pedagogo?

By 11:37

Você concluiu ou está prestes a concluir sua faculdade de Pedagogia a distância e já pensa em iniciar a busca por concursos públicos na área? Então essa postagem será muito útil! Nela, vamos te mostrar o que estudar para um concurso de pedagogo e dar dicas de como percorrer o caminho mais curto até a aprovação.


faculdade de pedagogia a distância

Bom, antes de mais nada é importante citar onde mais costumam ser realizados certames para pedagogos, que no caso são em prefeituras, universidades, institutos federais e secretarias de educação. Então, esteja sempre atento a esses órgãos, pois talvez neles esteja a oportunidade pela qual você tanto espera.

Mas vamos ao que interessa, os assuntos nos quais é necessário focar para ter sucesso em um concurso de pedagogo. Claro, as disciplinas de conhecimentos gerais sempre precisam de uma boa atenção. Em hipótese alguma pense que estudar apenas conteúdos relacionados a sua área de atuação é uma boa ideia, pois não é.

Então, nunca deixe de lado Língua Portuguesa, Matemática/Raciocínio Lógico, Legislação Básica e Informática. Um desempenho ruim nas questões dessas disciplinas pode (e vai) fazer diferença na sua nota, o que pode ser suficiente para uma reprovação.

Falando um pouco, agora sim, sobre os assuntos de conhecimentos específicos (que obviamente também precisam de atenção especial), o ideal é buscar ver um pouco de tudo, mas existem alguns temas que costumam ser cobrados com maior frequência:

- Legislação da Educação

Certamente a matéria com maior cobrança em quase 100% dos concursos, afinal de contas, é ela que tratará sobre os princípios básicos da educação no Brasil. A referência é a Lei nº 9.394/96. Entre os assuntos, merecem atenção especial as Normas Constitucionais e as Leis Federais.

- Didática

Outra disciplina com grande quantidade de questões, pois trata-se de um dos principais ramos estudados pela Pedagogia, onde são investigados os vários processos de ensino e aprendizagem. A Didática é de uma relevância muito considerável não apenas para quem busca uma vaga em concurso público como também para a atuação no cotidiano da função.

- Aspectos Éticos, Filosóficos e Sociológicos da Educação

Um bom pedagogo deve compreender a ética, a filosofia e a sociologia que permeiam a educação. Mas além disso, esse é um assunto que costuma ter grande relevância em concursos para pedagogos. Portanto, é possível unir o útil ao agradável.

- Psicologia da Educação

Mais uma disciplina que tem sido cobrada frequentemente nos concursos, principalmente no que diz respeito a aplicação da psicologia. Use o que viu em relação a história do uso da psicologia na educação durante o curso de Pedagogia EAD a seu favor.

Todas essas disciplinas você consegue encontrar em um bom curso online para concursos, apresentadas em videoaulas de apenas 30 minutos e organizadas em formato de plano de estudos, para que sejam assistidas na ordem exata. E o melhor, verá apenas conteúdos que realmente serão cobrados na prova do concurso para o qual tem interesse, tendo assim economia máxima de tempo.

Agora que você sabe o que estudar para um concurso de pedagogo e onde encontrar o melhor material, sua caminhada rumo à conquista da sonhada vaga está muito mais fácil.

Veja se você curti isso:

0 comentários