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Como utilizar as redes sociais de maneira eficiente para vender mais?

By 11:21

Qualquer pessoa que tem um produto ou um serviço deseja aumentar suas vendas. Antigamente, para aumentar as vendas, era necessário investir em panfletos, colocar uma propaganda em um outdoor ou anunciar em rádio e TV.

Imagem de vários ícones de redes sociais

Não que isso não exista atualmente, é claro que existe, alguns negócios investem nesse tipo de divulgação, pois ela funciona. Porém, há uma forma mais econômica de divulgação, na qual é possível delimitar o seu público com um orçamento bem baixo.

Para quem não sabe, utilizar as redes sociais de forma eficiente pode trazer bons retornos para o seu negócio. Quem não sabe vender pelas redes sociais está perdendo oportunidade de fechar bons negócios. Portanto, se você não sabe como fazer gestão de redes sociais, é a hora de aprender ou contratar um profissional para fazer.

Para você fazer um bom gerenciamento de redes sociais, é necessário conhecer as principais redes sociais utilizadas no mundo:

- Facebook;

- Youtube;

- Instagram;

- WhatsApp;

- TikTok;

- Snapchat;

- Pinterest;

- Twitter;

- Messenger;

- Linkedin;

- Telegram;

- Skype;

- WeChat;

- QQ;

- QZone;

- Sina Weibo;

- Reddit;

Entre outras.

Porém, as redes sociais mais usadas no Brasil são: Youtube, WhatsApp, Facebook, Instagram, Messenger, Twitter, TikTok, Pinterest, Linkedln, Telegram, Skype e Snapchat.

 

Dicas de como vender nas redes sociais

Para você, que não sabe nem por onde começar, nós vamos dar algumas dicas:

 - Crie conteúdos de valor: a produção de conteúdo para redes sociais é muito importante para o seu negócio se destacar diante de tantos que existem na internet. Não se preocupe somente em vender, mas se preocupe em fazer um conteúdo de qualidade. Tente descobrir as necessidades do seu público e faça publicações com essas respostas.

- Planejamento: faça um planejamento, defina quantas postagens você irá postar por semana. De nada adianta fazer uma postagem hoje e só fazer outra   na semana que vem. Tenha regularidade nas suas postagens, defina quantas postagens serão feitas durante a semana e siga à risca esse objetivo.

- Identidade Visual: é muito importante o seu segmento ter uma identidade visual, pois as pessoas precisam memorizar e associar a imagem da sua identidade visual com o seu negócio. Escolha uma imagem que tem a ver com o seu negócio. Outra dica é incluir cores que também remetam ao seu negócio. Você pode pesquisar sobre a Psicologia das Cores.

- Responda as dúvidas dos seus clientes: quem nunca passou por uma situação de fazer uma pergunta sobre um produto e a demora para responder foi tanta que sua vontade de adquirir o produto até chegou a passar? Pois bem, isso acontece muito. Seja rápido em sanar as dúvidas do seu público, não dê chance para que ele procure o seu concorrente.

- Defina o público-alvo: para você conhecer as necessidades do seu público, você precisa conhecê-lo. Defina seu público. Na internet, existem diversas ferramentas que ajudam a definir a persona do seu negócio.

Após definir a persona, será mais fácil segmentar as suas ações de marketing para atingir somente quem você tem interesse de atingir.

- Interação com o público: é muito importante manter a interação com o seu público, não deixe de responder os comentários que o seu público fizer no seu post.

- Anúncios: para vender pelas redes sociais, você precisa criar anúncios para alcançar um número maior de interessados no seu negócio. O alcance orgânico, isto é, em que não é feito anúncio pago, não atinge um público considerável, porém se você investir em anúncios poderá definir o seu público e atingir mais pessoas.

- Monitorar resultados: você precisa monitorar os resultados obtidos com suas postagens, para verificar se suas ações estão trazendo resultados para o seu negócio.

 

Como vender nas redes sociais mais usadas no Brasil?

Nesse tópico, vamos ensinar a vender nas quatro primeiras redes sociais mais usadas no Brasil.

Facebook

- Se você tem um e-commerce, faça a integração com o Facebook;

- Use o Facebook Ads para impulsionar as publicações.

Instagram

- O que chama a atenção no Instagram são as imagens, portanto capriche nas imagens;

- Use o Instagram Shopping;

- Utilize muitas hashtags;

- Aposte em anúncios patrocinados.

Youtube

- Publique vídeos do seu produto e assuntos relacionados a ele;

- Otimize as descrições e títulos para aparecer nos resultados de busca;

- Utilize a ferramenta de análise do Youtube para saber informações do público que assistiu ao seu vídeo.

WhatsApp

- Use o WhatsApp Business. Com ele é possível interagir diretamente com o cliente;

- Invista no relacionamento via WhatsApp, mande promoções, novidades etc., porém, não se esqueça de perguntar se quem está na sua lista quer receber, pois é muito ruim ficar recebendo mensagem de promoção do que não temos interesse.

Agora que você já sabe como fazer uso das redes sociais para o seu negócio, basta colocar a mão na massa!

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