Bem Vindo ao Nosso Site!

SAÚDE DA MULHER: CONFIRA ESSAS DICAS DE MULHER PARA MULHER

By 17:15

 Muito mais do que gestação e partos, o tema envolvendo a saúde da mulher é de grande importância, seja ela cisgênero ou transgênero.

Independentemente de seu cotidiano ser turbulento por causa de um trabalho fora e ou dos trabalhos em relação a casa, é importante que mulheres tenham sempre um tempo para cuidar da sua saúde e bem-estar.

Com cuidados básicos, aumenta-se a expectativa de vida e qualidade da saúde feminina. Por isso, temos aqui algumas dicas que podem te ajudar a ficar sempre atenta!

 

mulher segurando um coração

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma dica universal, não é mesmo? Pode parecer besteira, mas manter uma boa alimentação ajuda a nivelar o colesterol — uma vez que mulheres têm mais tendências em acumular gordura.

Além do mais, uma alimentação bem balanceada reduz o risco de doenças cardiovasculares, sobrepeso e, no momento da maternidade, estar saudável para dar à luz.

 

ATIVIDADE FÍSICA E CUIDADOS MENTAIS

Quando o corpo físico não se encontra bem, a mente também pode vacilar. E vice-versa. Por isso é recomendado praticar exercícios físicos 30 minutos por dia, de forma moderada. Além de evitar o sedentarismo, ajuda na oxigenação do cérebro e, inclusive, na memorização.

Também podemos incluir aqui, no caso da saúde mental, a procura de um profissional psicológico. Afinal, é evidente que muitas mulheres têm dupla jornada de trabalho, se encontram em cargos que não condizem com suas habilidades, por vezes ganhando bem menos do que um colega homem, sofrem com violência, negligência e tantas outras questões.

Por isso, fique sempre atenta aos sinais de cansaço excessivo, sejam físicos ou psicológicos. Na dúvida, procure um profissional da saúde.

 

FAÇA EXAMES PERIODICAMENTE

Mantenha seus exames sempre em dia! Ao menos uma vez por ano, faça seu preventivo e a mamografia. Também é importante a partir dos 25 anos, em mulheres cisgêneros (que estão de acordo com sua identidade de gênero atribuída no nascimento) que já tiveram relações sexuais, fazer o Papanicolau.

Este exame serve para rastrear câncer de colo de útero e deve ser feito até os 64. Após essa idade pode ser interrompido, quando, dentro dos últimos cinco anos, ter dois exames consecutivos como negativo.

A procura de um médico, porém, não deve acontecer apenas para realização de exames. Quando notado algum desconforto ou sintoma, procure seu especialista para conversar. Também fale com ele sobre métodos de contracepção ou mesmo tirar dúvidas sobre o próprio corpo.

 

CONHEÇA SEU CORPO

Dentro deste item vamos tratar de duas coisas importantes. Primeiro, para que tenha uma saúde física e mental adequada, aconselhamos que tire todas as dúvidas a respeito do seu próprio corpo, como mencionado antes.

Converse sobre tudo que te aflija, consulte informações e estude o que for necessário. Conhecer a si mesma, sua sexualidade e sua identidade é importante para conhecer seus limites, suas vontades e necessidades.

Junto disso, e como segundo tópico, cuide da higiene íntima. Isso impede infecções, como candidíase. Use apenas produtos específicos para área genital ou indicados pelo seu médico, não compartilhe objetos pessoais, evite ficar com biquini molhado por muito tempo e, também, usar roupas muito apertadas.

 

PROTEJA-SE CONTRA IST E HIV

Causados por vírus, bactérias ou microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas principalmente por contato sexual sem o uso de métodos de contracepção.

O uso de camisinhas ainda é o mais eficaz, independentemente de serem para mulheres e homens cisgêneros ou transexuais. Sem ela, a transmissão de uma IST ou do HIV pode acontecer, se uma das partes estiver infectada.

Além de proteger dessas infecções, também é um dos melhores métodos para mulheres cis evitarem uma gravidez não desejada, caso não seja a sua vontade imediata.

 

BENEFÍCIOS DE SE TOMAR SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS

Agora que você está atenta a todos os cuidados que deve tomar com sua saúde, pode surgir a ideia sobre vitaminas e como comprar suplementos alimentares. De todo errado, não está, afinal, eles são um suporte ao organismo e podem trazer benefícios que nem sempre se consegue atingir sozinha, seja pela falta de tempo ou cansaço.

Alguns desses benefícios são:

·         Fortalecimento da imunidade;

·         Ajuda a regular o metabolismo e diversas funções orgânicas;

·         Suplementação em determinadas doenças, atuando para fornecer os nutrientes faltantes, assim como para fortalecer as defesas do organismo;

·         Desacelera o processo de envelhecimento;

·         Ajuda, no caso de dietas restritivas, a ofertar os nutrientes necessários;

·         Repõe durante a gestação, com ajuda de suplementos vitamínicos, vitaminas A, C, D e do complexo B.

Vale lembrar: consulte sempre o seu médico antes de fazer qualquer escolha sobre o que tomar.

 

CUIDADOS EXTRAS COM MULHERES TRANS

Todos os cuidados apresentados aqui podem e devem fazer parte do cotidiano da mulher transexual ou travesti. Exames de rotina devem ser acompanhados, por exemplo, dos cuidados com a próstata mesmo tendo feito harmonização, principalmente após os 45 anos.

O tratamento por hormônio alavanca o risco de câncer de mama, por isso as consultas com ginecologista também devem ser feitas regularmente. Bem como mulheres que passaram pela transição, uma vez que podem pegar HPV e, se não for bem tratado, pode desenvolver até mesmo um câncer vaginal.

Mas atenção! Em relação a suplementos alimentares, converse com seu médico especialista se é uma medida que pode ser adotada no seu dia a dia e quais os tipos recomendados.

No mais, seguindo essas dicas e cuidando da saúde mental e física, temos melhores chances de aumentar o bem-estar e viver bem.

Veja se você curti isso:

0 comentários