Bem Vindo ao Nosso Site!

PUCRS conquista primeiro lugar no ranking de melhores universidades privadas do Brasil em 2020

By 20:29

A PUCRS aparece como a melhor universidade privada do Brasil, pelo segundo ano consecutivo, na edição 2018 do Ranking da Universidade Folha (RUF), compilado pelo jornal Folha de S. Paulo. Considerando todas as instituições privadas, a instituição permanece no topo da categoria Pesquisa, e segundo em inovação e Internacionalização. Tal como no ano anterior, o ranking global coloca a instituição em #18, atrás das instituições públicas de ensino superior. No total, 196 instituições públicas e privadas entraram na lista. Os indicadores utilizados são: pesquisa, Internacionalização, Inovação, ensino e mercado. A lista foi publicada em 1 de Outubro.



Programas de maior prestígio


Em geral, os programas mais bem classificados da PUCRS na RUF 2018 são: comunicações (7°), Engenharia e controle de automação (7°), Psicologia (8°) e Trabalho Social (10°). Estes programas estão no top 10 de todos os programas em suas áreas, em todo o país. O programa de Medicina ocupa o topo de todos os outros programas da Escola de Medicina em instituições privadas. No geral, está em # 11 (ver abaixo). Esta lista é publicada todos os anos e inclui 40 programas diferentes de universidades, faculdades e centros acadêmicos com o maior número de estudantes do primeiro ano do País (de acordo com o censo do Ensino Superior de 2015). Ele usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião Datafolha sobre ensino e mercado.

Metodologia 


A metodologia utilizada na RUF 2018 foi melhorada. O indicador inovação tem um peso de 4% na nota global, e agora considera o número de trabalhos acadêmicos publicados em parceria com o setor de produção. Esta é uma resposta às patentes depositadas pelas instituições de Ensino Superior. O ranking agora considera os dados de produção científica compilados ao longo do período de cinco anos (2011-2015), em oposição a edições anteriores, que contou com dados compilados ao longo do período de dois anos. Por último, o grau atribuído ao Exame Nacional de desemprego (Enade), um exame nacional utilizado para avaliar a qualidade dos programas de graduação, duplicou em importância, e agora tem um peso de 4 pontos.

Ranking da Universidade Folha

O Ranking da Universidade Folha é uma lista de registros de ensino superior do Brasil, compilados anualmente pela Folha de São Paulo desde 2012. Ele olha para universidades e programas de ensino superior. A RUF é compilado em vista dos dados fornecidos pelo Censo do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), o Enade (Exame Nacional de ensino médio), SciELO e Web of Science plataformas, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (Brasil Agência Federal para Apoio e de Avaliação do Ensino Superior), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico), agências de investigação locais e dois conjuntos de dados, realizados todos os anos.

Veja se você curti isso:

0 comentários