Bem Vindo ao Nosso Site!

O que estudar para concurso federal?

By 14:01

Pensando em prestar concurso público no âmbito federal?

Então é hora de antecipar a sua preparação!


Responsáveis pelas melhores remunerações e benefícios, os concursos públicos federais costumam atrair uma grande concorrência, independente do órgão.

E para que você possa driblar os concorrentes e garantir a sua vaga, tenha certeza de que será preciso investir algum tempo em uma preparação completa.

Só para que você possa ter ideia do que te aguarda, relacionamos abaixo, alguns concursos federais que fazem a alegria dos concurseiros quando seu edital é publicado, são eles:

Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal – PRF, Polícia Federal – PF, Instituto Nacional do Serviço Social – INSS, Tribunal de Contas da União – TCU, Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, Controladoria Geral da União – CGU, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, entre outros.

Sendo assim, para que você possa basear seus estudos e iniciar a sua jornada de conhecimento, separamos abaixo, as disciplinas mais comuns cobradas nas seleções federais.

Disciplinas para concursos federais


As matérias abaixo costumam aparecer na maioria dos concursos públicos de âmbito federal. Porém, como cada edital é único, vale a pena consultar e fazer as devidas adequações antes de iniciar, efetivamente, os seus estudos.

Língua Portuguesa – Concordância, pronomes, verbos, regência crase, pontuação, uso do porquê, reforma ortográfica, processo de formação das palavras e adjetivos;

Matemática – Operações básicas, potenciação, frações, razão e proporção, porcentagem, equações, conjuntos, juros simples e compostos, sistema métrico, progressões aritmética e geométrica, geometria e trigonometria;

Raciocínio Lógico – Proposições simples, compostas e conectivos lógicos, negações, equivalências lógicas, lógica argumentativa, conjuntos, raciocínio lógico sequencial, MDC e MMC, análise Combinatória, probabilidade, regra de 3 simples e composta e sistema métrico decimal;

Ética no Serviço Público - Código de Ética dos Servidores Públicos Civis do Poder Executivo Federal;

Noções de Direito Administrativo – Conceitos de administração pública, princípios do direito administrativo, organização da administração pública, poderes da administração pública, atos administrativos, serviços públicos, responsabilidade civil do estado e controle da administração pública;

Noções de Direito Constitucional – Direitos e garantias fundamentais, direitos sociais, nacionalidade, direitos políticos, administração pública e servidores públicos;
Noções de Informática – Internet, uso do correio eletrônico, noções de segurança e proteção, redes sociais, Windows 10;

Atualidades – Nova lei trabalhista, surto de febre amarela, meio ambiente no Brasil, crise de segurança no Rio de Janeiro, tragédias recentes no mundo, desenvolvimento sustentável no mundo;  

Como estudar para concursos


Independente de qual seja o seu método de estudo preferido, saiba que antecipar a sua preparação é o melhor jeito para sair na frente da concorrência.

Mas, para obter um estudo eficiente a receita é uma só e bastante conhecida pelos estudantes: aliar a teoria e a prática.

Desta forma, após assimilar os conteúdos vistos por meio de aulas ou videoaulas, é hora de colocar a mão na massa.

Praticar o conhecimento por meio de questões de concursos como as disponíveis no aprova questões é uma ótima dica. Assim, você tem a chance de conhecer os seus pontos fracos e ter consciência de onde precisa se dedicar mais.

Veja se você curti isso:

0 comentários