Bem Vindo ao Nosso Site!

Como é o processo de anodização do alumínio?

By 08:30

O alumínio utilizado em perfil, porta, portão e esquadria normalmente passa pelo processo de anodização. Mas, você sabe como é esse processo? Aqui, respondemos essa questão. Confira!

 

O que é a anodização do alumínio?

A anodização é um tratamento utilizado em materiais metálicos, como o alumínio, para aumentar seu poder de resistência à corrosão. É graças a esse processo que o alumínio dura anos e tem baixa manutenção.

Além disso, a anodização também é uma opção para a personalização do alumínio, já que durante sua realização é possível adicionar pigmentos que alterarão a cor da peça.

 

Como é feita a anodização do alumínio?

O processo de anodização é feito pela aplicação de uma camada fina de óxido sobre o alumínio, por meio do modo eletrolítico, através de um banho do metal.

Essa camada forma um filme sobre o alumínio, proporcionando-lhe maior estabilidade e proteção contra danos, especialmente os que são provocados por agentes externos (por exemplo, o contato direto com a água).

O filme protetor que se forma sobre o alumínio também desempenha o papel de isolante térmico, minimizando a troca de calor entre os ambientes interno e externo.

A etapa final do processo anodização é a de acabamento da peça, com a realização da selagem, que tem como objetivo fechar os poros deixados na superfície do alumínio, garantindo a qualidade do material.

 

Tipos de anodização do alumínio

Ao comprar perfil de alumínio em Curitiba é possível encontrar alternativas com diferentes tipos de anodização. E quais seriam eles, especificamente? Abaixo, listamos os principais:

 

Fosca

A anodização fosca tem acabamento mais opaco / acetinado. É uma alternativa interessante para quem deseja fugir do brilho tradicional do alumínio tratado, optando por uma versão mais refinada.

 

Brilhante

Tipo de anodização muito utilizada em perfil de alumínio estrutural e porta de alumínio, resultando em uma superfície com maior refletividade, característica que é mais visível em ambientes iluminados.

 

Colorida

Existem dois tipos de anodização colorida: a eletrolítica e a por corante. A eletrolítica é feita com sais metálicos. Já a com corante utiliza pigmentos orgânicos ou inorgânicos para coloração superficial do alumínio.

Um detalhe importante sobre esse tipo é que a eletrolítica é mais resistente do que a tingida por corantes. Por isso, se quiser um perfil de alumínio para vidro que mantenha sua tonalidade intacta por muito mais tempo, escolha o colorido por anodização eletrolítica.

 

Dura

A anodização dura costuma ser empregada mais na área industrial, uma vez que tem como finalidade aplicar uma camada mais espessa de óxido sobre o alumínio.

Na prática, isso maximiza a durabilidade do produto e sua capacidade de resistir à abrasão, o que faz toda a diferença em ambientes industriais porque reduz a frequência de manutenção ou troca.

 

Comprar perfil de alumínio em Curitiba

Em busca de perfil / esquadria de alumínio Curitiba tratada e de alta qualidade? Na Vidromax você encontra alternativas com preço justo e excelente resistência a oxidações, como perfil U de alumínio, estrutural, para portão e vidro. Conheça nossa seleção e compre diretamente de uma distribuidora de alumínio em Curitiba!

Veja se você curti isso:

0 comentários